19 abril 2014

[FILME] Divergente



               Como vocês devem saber, quinta feira passada (17/04) estreou aqui no Brasil a versão cinematográfica do Best-seller mundial Divergente de Veronica Roth e eu como uma fã obcecada fui logo conferir esta adaptação. 


Ano: 2014
Direção: Neil Burguer
Gênero: Ficção científica, ação e romance
Elenco: Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Em uma Chicago futurista onde as pessoas estão divididas em cinco facções com base em suas personalidades uma adolescente descobre que ela é divergente - uma pessoa que não se encaixa em qualquer uma das facções - e logo descobre segredos em sua sociedade aparentemente perfeita.

               Para quem ainda não assistiu/leu o filme/livro se passa em uma Chicago futurista, onde a população é dividida em 5 facções sendo elas Audácia, Erudição, Franqueza, Amizade e Abnegação. Quando os jovens completam 16 anos tem a opção de se manter na mesma facção ou ir para outra e para ajudar nessa escolha eles passam por um "teste" que diz qual facção eles tem mais aptidão, mas existem pessoas com inclinação para mais de uma facção e essas são chamadas de Divergente como é o caso da Tris, nossa protagonista. O problema é que os Divergentes nada mais são do que "bugs" no sistema, eles representam uma ameaça ao controle, uma vez que o soro utilizado para gerar as simulações, que são os do teste de aptidão, não funciona com eles, por esse motivo eles costumavam ser caçados e mortos sem muito alarde.

               A adaptação foi INCRÍVEL, eu particularmente achei espetacular. Teve uma diminuição na violência e de alguns fatos bem marcantes no livro, mas se não houvesse essa diminuição quantas pessoas maiores de 18 anos iam ver o filme? O filme foi uma introdução da estória ao público, feito na realidade para medir o nível de aceitação cinematográfica, uma vez que a saga literária já é um sucesso estrondoso.

               O filme é aquela adrenalina,Tris não tem um minuto de sossego. Uma hora ela está tendo o cabelo cortado por sua mãe e 5 minutos depois descobre que é Divergente, vai pra cerimônia de escolha, troca de facção e descobre que dentro da facção que ela escolheu tem uma competição para ver quais os iniciantes que irão continuar na facção e quais se tornarão um sem facção. E isso tudo acontece só no começo! 

               No começo fiquei com medo que estragassem o universo que a Veronica criou, para quem leu (e gostou) sabe que o livro é muito intenso, os personagens são intensos, sem contar que todos os acontecimentos se encaixam perfeitamente para cada respectiva situação e personagem.

               As mudanças que ocorreram nesse primeiro filme fizeram bem a série, tenho certeza que com o sucesso garantido no primeiro filme, podemos esperar um orçamento bem maior para Insurgente que ainda não tem data prevista para estréia. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário