22 setembro 2012

[Sessão Retrô] Contato (1997)



Diretor: Robert Zemeckis
Elenco: Jodie Foster, Matthew McConaughey, John Hurt, James Woods, Tom Skerritt.
Produção: Steve Starkey, Robert Zemeckis
Roteiro: James V. Hart, Michael Goldenberg
Fotografia: Don Burgess
Trilha Sonora: Alan Silvestri
Duração: 150 min.
Ano: 1997
País: EUA
Gênero: Ficção Científica
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
sinopse:Ellie (Jodie Foster) é uma astrônoma que coordena uma equipe de cientistas à procura de vida em outros planetas. Depois de dois anos de duro trabalho, ela recebe mensagens através de um radiotelescópio. Decifrando as mensagens recebidas, Ellie e o governo americano tentam fazer contato com extraterrestres. Filme baseado no livro de Carl Sagan. 

Ellie
 Adaptado do romance de mesmo nome do autor Carl Segan, Contato nos trás a estória da radioastrônoma do SETI (sigla em inglês para Search for Extra-Terrestrial Intelligence, que significa Busca por Inteligência Extraterrestre) Eleanor Arroway (Ellie). Depois de muitos anos de dedicação pessoal e muita luta para levantar fundos para pesquisas, Ellie consegue finalmente captar um sinal de transmissão vindo direto da estrela Vega. No sinal, existem varias informações e, dentre elas, as instruções para a construção de uma máquina, que levaria um único viajante a um lugar desconhecido.

  No início da trama, Ellie viveu um curto romance com um teólogo, chamado Palmer Joss. Após anos sem se verem, Palmer se tornou uma espécie de guia espiritual do país, que vai influenciar profundamente uma das muitas decisões que devem ser tomadas: a maquina será construída? E se realmente for, quem será o passageiro?
Palmer e Ellie
  O filme nos mostra claramente o velho embate entre ciência e religião, uma vez que Ellie é uma cientista, que não acredita na existência de um criador divino, o que de certa forma gerará uma boa quantidade de problemas para ela durante o filme, isso sem contar os extremistas, que tentam impedir de qualquer forma que a viagem aconteça.

  As teorias físicas sobre a relatividade e buracos de minhoca se encontram muito presentes durante o filme, sem contar aquela velha pergunta que assola a comunidade cientifica há muitos anos: afinal, estamos ou não estamos sozinhos no universo? E, como já diz a própria Ellie em uma de suas falas durante o filme: "Se estivermos, isso não seria um grande desperdício de espaço?" 

  Contato é, sem dúvida, uma ótima escolha para quem procura um bom filme de ficção cientifica.

Nota:

Nenhum comentário :

Postar um comentário