Título Original: Gut gegen Nordwind
Gênero: Romance
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma de Letra
Nota: 5/5 estrelas
Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações.
Sabe aquela noite em que nada passa na televisão, não tem filmes bons para baixar naquele site que você gosta, aí aquela sua amiga te chama no Whatsapp e te sugere um livro bacana? Foi assim que me deparei com @mor, de Daniel Glattauer, um livro com uma estória no mínimo inusitada. Emmi Rothner é uma jovem mulher que tenta exaustivamente cancelar a assinatura que possui de uma revista, porém todos os e-mail que envia não vão parar exatamente onde deveriam e suas mensagens, por um erro de digitação, acabam indo parar na caixa de entrada de Leo Leike, um jovem rapaz que definitivamente não trabalha ou tem qualquer relação com a revista em questão e que acaba de terminar novamente com sua namorada que não o ama, Marlene. Emmi e Leo logo se tornam amigos por correspondência, dividindo um com o outro os problemas do dia a dia.
Entre muitos e-mails, brigas e risadas ao longo do livro, a amizade virtual formada entre ambos acaba se transformando em uma atração intensa e cada vez mais estimulante para ambos, contudo, existe um sério empecilho: Emmi é casada e possui, com o marido, uma família que inclui dois filhos e uma vida que julga ser perfeita. Apesar da suposta felicidade conjugal, ela não consegue evitar a atração que sente por Leo, mesmo sem nunca ter visto seu rosto ou escutado sua voz.
A narrativa, estruturada de forma que toda a estória seja contada através dos e-mails que os personagens trocam entre si, dá ao livro um ar de sobriedade diferenciado e cativante, que deixa o leitor cada vez mais intrigado com o desfecho. Vale lembrar que o livro possui um continuação intitulada: “Emmi & Leo: A sétima onda”. Vale a pena conferir! ;)
texto tão bom tão bom. gostei de ver (e de ler).
ResponderExcluirOieee *-* Tudo bom Stephanni?
ResponderExcluirEu amo esse livro, comecei a ler e me apaixonei, a narrativa é a coisa mais fofa do mundo, e essa troca de e-mails é muito envolvente *-* Louca para ler Emmi & Leo <3
Beijocas!
paixaoliteraria.com